domingo, 25 de fevereiro de 2018

Roteiro para primeira reunião de pais em turma de alfabetização.

                                                           
   
    Hoje vou compartilhar algumas ideias para a primeira reunião de pais em uma turma de 1º ano do ensino fundamental.

  A primeira reunião é um momento excelente para explicar aos responsáveis sua metodologia de trabalho, informá-los sobre regras, rotina e tirar dúvidas.

  Vamos começar com a pauta:

  Ela é de extrema importância, pois permite que você se organize e não esqueça nenhum ponto a ser tratado. 

  Este é um modelo, você pode editá-lo de acordo com a sua realidade.


                 

   Para esta reunião escolhi este quebra-cabeça que disponibilizaram em um grupo de professores no facebook, editei colocando meu nome e imprimi em color set colorido.
    
   Também fiz um adesivo para fixar fora da embalagem.  A proposta é entregar o saquinho com o quebra-cabeça aos pais, fazê-los refletir sobre a pergunta inicial e finalizar coma montagem do jogo, onde discutiremos a junção família/escola como fator principal para sucesso escolar dos pequenos. 
     



  É imprescindível que na primeira reunião da turma de alfabetização sejam passadas informações sobre avaliações, conceitos e notas; na educação infantil não há esse sistema avaliativo e alguns pais podem se sentir perdidos no início. 

   Tranquilizar os pais e compartilhar com eles o desenvolvimento do processo de aquisição da língua escrita é uma atitude que além de informá-los, vai permitir que acompanhem com mais propriedade o desenvolvimento dos alunos, sem enxergar tudo como "erro de escrita". 
   
   Creio que, além de citar, não seja necessário explorar Emília Ferreiro. O objetivo não é este, mas transmitir aos pais de forma clara as etapas que uma criança passa até atingir uma escrita convencional.

    Fiz  mini cartazes com os 4 principais níveis e irei conversar com eles, mostrando o resultado da avaliação diagnóstica e o perfil da turma.







   A avaliação diagnóstica é composta por duas palavras monossílabas, duas dissílabas, duas trissílabas, duas polissílabas e uma frase. 

       Realizo com as crianças no início e fim de cada bimestre e anoto os resultados na ficha de acompanhamento.






  A ficha é ótima para acompanhar o desenvolvimento da turma.

  Depois falo sobre os Projetos de leitura, os avisos e reafirmo a importância da participação dos pais. 

   Você pode utilizar algumas ideias deste roteiro ou todas, mas o que você precisa realmente fazer na sua reunião é sentir-se segura(o) enquanto profissional!  Ter certeza do que você faz e porque faz e passar essa segurança aos pais. 

  Não temos a garantia do sucesso, mas temos a certeza de que vamos seguir Num constante aprendizado procurando alcançá-lo com nossos pequenos!!!


 Todos os materiais estão nomeados no arquivo do nosso grupo: Num constante aprendizado - Grupo.


 Até a próxima! 



 *Deixem sugestões de temas relacionados a alfabetização, talvez eu possa ajudá-los compartilhando outras experiências!!! Ah... E compartilhem suas ideias também! Trocar é muito bom!!! 

2 comentários:

  1. Parabéns!!! Trabalho maravilhoso como sempre. Vai ser de grande auxílio para o meu trabalho!
    Um grande abraço,
    Fran😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran!!! Fico feliz em ajudar! Beijos!!!

      Excluir