domingo, 28 de janeiro de 2018

Dinâmica para o primeiro dia de aula - Conhecendo meu amigo

  O primeiro dia de aula é sempre uma expectativa, a gente se programa e quer que seja um momento especial! 

  Por isso, sempre procuro dinâmicas de interação e quebra-gelo para  este dia! Ano passado peguei a ideia do "Ditado estourado" e adaptei para uma dinâmica de apresentação. 

       

  Colocamos nossos nomes nas bexigas e as prendemos no quadro.  Eu me apresentei primeiro e estourei uma bexiga, o aluno com o nome na bexiga foi a frente, se apresentou e estourou outra bexiga, até que todos se apresentaram.
  
   Este ano tive uma pequena ideia que você pode gostar também!


 A dinâmica se chama "Conhecendo o meu amigo!" 

                                               

  Você vai precisar de fitas coloridas ou etiquetas em papel adesivo, como estas que fiz. A quantidade deve ser de acordo com o número de alunos, tendo em mente que eles trabalharão em duplas e que cada dupla deve ter uma cor específica.



 E de uma folha de atividades com esta: 




   A proposta é colocar as etiquetas ou fitas coloridas em um saquinho e cada criança  retirar uma, não podendo mostrar aos seus colegas.

  Ao comando da professora os alunos devem procurar o amigo que tem a mesma cor que a sua e então formar uma dupla.

  No caso das fitas, devem amarrá-las no pulso. Na etiqueta devem escrever seus nomes e colocá-las no peito. 

  A partir daí eles têm um momento para conversar e conhecer esse novo amigo. Mesmo se a turma já estiver junto há um tempo, será um bom momento para interagir com colegas diferentes.

  Após essa conversa inicial, devem preencher a folha com os dados do amigo. Fiz esta como exemplo, mas vocês podem adaptar como acharem melhor!  

                                                            


  Para finalizar, a dupla deve ir a frente ou ficar na rodinha e apresentar o seu "novo" colega, seguindo as informações da ficha. Um apresentará o outro.

  Essa dinâmica, além de promover a integração e socialização, permite perceber como está o desenvolvimento da oralidade, da escrita, da autonomia e de outros fatores fundamentais para o sucesso na aprendizagem. 

  Deixarei livre para que eles preencham os últimos quadros (o que o amigo gosta e não gosta) com desenhos, escrita ou os dois. Isso demonstra algumas aptidões que os pequenos já possuem. 

  No nosso grupo tem as etiquetas coloridas e a folha de atividades em PDF:  Num constante aprendizado - Grupo, você pode acessá-las clicando abaixo também: 

                                                     Etiquetas coloridas

                                                      Folha de atividade


  Espero que seja um sucesso nosso primeiro dia de aula e todos os outros que virão! 

  Um abraço! Sejam sempre bem-vindos e continuem a seguir comigo


          Até a próxima!!! 

4 comentários: